2.2 Opt-in e Opt-out
Para que seja possível visualizar a Agenda de Recebíveis de um Estabelecimento Comercial, é necessário informar a Anuência para a Plataforma TAG, processo também conhecido como Opt-in.
Já o Opt-out seria a interrupção de um Opt-in, realizado pelo próprio Credor quando não deseja mais visualizar as agendas do Estabelecimento Comercial
Testando os cenários utilizando Massa de Testes
O time de Integração irá encaminhar algumas agendas para seus testes utilizando CNPJs não atribuídos aleatórios. Neste e-mail devem estar contidos, os seguintes dados:
- Originador (originalAssetHolder)
- Credenciadora (acquirer)
- Arranjo de Pagamento (paymentScheme)
- Datas das URs
Utilize esses dados como alvos de seus Contratos, Opt-ins e Opt-outs. Caso não tenha recebido este e-mail, contate nosso time de Integração e solicite a criação da massa de dados para testes.
Para a execução dos testes de Opt-in e Opt-out, você deverá enviar, através do endpoint correspondente, as informações corretamente preenchidas.
Dica
Sempre guarde os resultados de resposta. Dados como a processKey, key e Status Code são importantes para o seguimento dos testes e investigação de possíveis problemas encontrados.
Envio de Opt-in
Acesse a referência da API - Opt-in para visualizar os exemplos de arquivo JSON. No cenário ideal, espera-se um status code de resposta 202 (accepted).
Caso o Opt-in tenha sido registrado com sucesso, você agora estará apto a verificar as agendas selecionadas. Assim, você poderá realizar a Consulta de Agenda por Titular (para mais, consultar capítulo 2.3 dessa seção).
Realização de Opt-out
Acesse a referência da API - Opt-out para uma melhor experiência.
A chamada do EndPoint de Opt-out deve conter a chave de identificação (key) previamente enviada no processo de Opt-in. A chave deve ser especificada no caminho de atualização (PATCH).
Alteração de Data de Vigência do Opt-in
Acesse a referência da API - Alteração de Data de Vigência para visualizar os exemplos de arquivo JSON.
A chamada do EndPoint de Alteração de Data de Vigência deve conter a chave de identificação (key) previamente enviada no processo de Opt-in alvo. A chave deve ser especificada no caminho de atualização (PATCH).
Consulta
Existem duas formas de Realizar a Consulta de Optin:
- Consulta por Chave
- Consulta por Parâmetros
Consulta de Notificação
Após efetuar alguma operação de POST (criação) ou PATCH (alteração) referente à Opt-in, será gerada uma Notificação Assíncrona de Anuência (eventType = consent). Caso não tenha um Webhook para receber essa notificação, ela poderá ser consultada através do Endpoint de Consulta de Notificação de Opt-in.
To-dos de Desenvolvimento
- Ler a documentação e entender os conceitos abaixo:
- Desenvolver a integração com o serviço Opt-in;
- Realizar a Consulta dos Opt-ins Realizados;
- Desenvolver a integração com o serviço Opt-out;
- Realizar a Consulta do Opt-in que sofreu Opt-out e identificar o que foi alterado;
- Desenvolver a Integração com o serviço Alteração de Data de Vigência;
- Realizar a Consulta do Opt-in que sofreu Alteração da Data de Vigência e identificar o que foi alterado.
Updated 7 months ago