Conciliação de Agendas

O Banco Central do Brasil definiu que o Credenciador devem adotar procedimentos de Conciliação, para garantir que os Ativos Financeiros registrados estejam atualizados.

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Resolução 264

CAPÍTULO III - DOS DEVERES DAS INSTITUIÇÕES CREDENCIADORAS
Art. 11. As instituições credenciadoras devem realizar a conciliação das seguintes informações com o sistema de registro no qual realizem registro de agendas de recebíveis:

I - valores de recebíveis constituídos das unidades de recebíveis registradas;

II - valores dos efeitos de contratos sobre as unidades de recebíveis registradas;

III - valores e domicílios das liquidações de unidades de recebíveis realizadas desde a última conciliação;

Processo de Conciliação com a Plataforma TAG

O processo de Conciliação pode ser dividido em 6 etapas:

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Quando iniciado o processo de Conciliação de Agenda, a Plataforma TAG criará internamente o evento de Conciliação de Agenda para data solicitada, que ficará pendente até que todo o processo seja concluído pelo Credenciador. Através do serviço Consulta de Processo de Conciliação de Agenda é possível consultar o status atualizado da Conciliação de Agenda, mas é necessário informar "reconciliationkey" que é criada na primeira etapa do processo de Conciliação de Agenda.

Atenção: a etapa 6 deverá ser realizada em até 2 (dois) dias úteis, contados a partir da conclusão da etapa 2.

O Credenciador deverá executar este processo diariamente, exceto aos finais de semana e feriados. Confira aqui todos os Horários de Processamento da Plataforma TAG.

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1. Solicitar dados para Conciliação

O primeiro passo para o processo de Conciliação é informar a TAG e solicitar a posição atualizada dos Ativos Financeiros registrados. Isso deve ser feito pelo serviço Conciliação de Agenda, informando a data que será Conciliada (reconciliationDate), que responderá com "reconciliationkey" (utilizada no serviço de Consulta de Processo de Conciliação de Agenda).

O processamento da Plataforma TAG para a solicitação de dados da Conciliação funciona de maneira assíncrona, portanto, ao enviar uma solicitação nova, receberá uma mensagem de aceite com o "reconciliationStatus" = "Processing".

2. Receber as notificações sobre os arquivos de dados

Após a Plataforma TAG processar a solicitação, ela poderá disponibilizar um ou mais arquivos com os dados para Conciliação. Os arquivos serão disponibilizados em links individuais para download, pela Notificação de Conciliação de Agenda.

O envio em vários arquivos possibilita a Credenciadora acessar os dados e iniciar o processamento da Conciliação antes do que se tivesse que esperar a geração de todo o movimento.

Cada arquivo gerado tem o movimento de até 120 Originadores (Estabelecimentos Comerciais), pois no início do processamento a Plataforma TAG os separa em grupos de 120, cada grupo gerando um ou mais arquivos. Sendo assim, o tamanho do arquivo irá variar conforme o movimento do grupo de clientes para a data conciliada, caso não existam movimentos, o arquivo não é gerado.

Ao final do processo, uma última Notificação de Conciliação de Agenda é enviada com o "reconciliationStatus" atualizado para "Pending".

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A Notificação de Conciliação de Agenda seguirá o seguinte padrão:

  • Chave única da Conciliação (reconciliationKey);
  • Data da Conciliação (extractionReferenceDate);
  • Link(s) para download do(s) arquivo(s) (urls), exceto a Notificação Final;
  • Status da Conciliação (reconciliationStatus).

3. Download dos dados para Conciliação

O Credenciador deve fazer o download dos arquivos (links enviados na Notificação de Conciliação de Agenda do passo anterior).

O arquivo contém as URs que tiveram algum tipo de ajuste na data de Conciliação informada no passo 1. Estes ajustes são caracterizados por:

O formato do arquivo é JSON, conforme exemplo abaixo:

{
    "key":"471ee464-6781-4e34-8180-d703a96d0ece",
    "reference":"00484f20-2f4b-4178-9f0a-fa43c7332a55",
    "dueDate":"2024-06-01T00:00:00",
    "paymentScheme":"MCC",
    "debtor":"31688539000109",
    "originalAssetHolderDocumentType":"CNPJ",
    "originalAssetHolder":"96371079000136",
    "amount":0,
    "prePaidAmount":0,
    "createdAt":"2024-05-27T13:43:50.8972969Z",
    "lastUpdated":"2024-05-27T13:49:00.6445943Z",
    "settlementObligations":[
       {
          "key":"903c7862-53c5-416a-6a66-e6f06c63141b",
          "totalAmount":0,
          "settledAmount":0,
          "balanceAmount":0,
          "committedAmount":0,
          "uncommittedAmount":0,
          "dueDate":"2024-06-01T00:00:00",
          "expectedSettlementDate":"2024-06-01T00:00:00",
          "originalAssetHolder":"96371079000136",
          "originalAssetHolderDocumentType":"CNPJ",
          "assetHolder":"96371079000136",
          "assetHolderDocumentType":"CNPJ",
          "obligationType":"Committed",
          "lastUpdated":"2024-05-27T13:47:28.0791778Z",
          "settlements":[
             {
                "key":"6d3d5f6a-9bfb-4f7c-950d-4a383f4dbbf4",
                "reference":"SETT-ROBOT$-ATIFIN-4957049570-1",
                "assetHolder":"58104595000105",
                "assetHolderDocumentType":"CNPJ",
                "amount":0,
                "settlementDate":"2024-05-28T00:00:00",
                "bankAccount":{
                   "branch":"3232",
                   "account":"3232",
                   "accountDigit":"X3",
                   "accountType":"CC",
                   "ispb":"12345678",
                   "documentType":"CNPJ",
                   "documentNumber":"58104595000105"
                },
                "lastUpdated":"2024-05-27T16:33:07.9693736Z",
                "isRejected":false
             }
          ],
          "contractObligations":[
             {
                "key":"b2aa1d35-c67b-4f69-bf97-8ca343f021dc",
                "reference":"f8716f25-26b8-4038-8fae-d156808ee1bb",
                "contractHolderDocumentType":"CNPJ",
                "contractHolder":"72963718000194",
                "effectPriority":1,
                "contractType":"Warranty",
                "warrantyType":"Fiduciary",
                "divisionMethod":"FixedAmount",
                "effectStrategy":"Specific",
                "effectAmount":0,
                "committedEffectAmount":0,
                "bankAccount":{
                   "branch":"3232",
                   "account":"3232",
                   "accountDigit":"X3",
                   "accountType":"CC",
                   "ispb":"12345678",
                   "documentType":"CNPJ",
                   "documentNumber":"96371079000136"
                },
                "createdAt":"2024-05-27T13:47:27.4460926Z",
                "lastUpdated":"2024-05-27T13:47:28.0791778Z",
                "isCanceled":false
             }
          ],
          "financialOperationEvents":[             
          ]
       }
    ]
 }

4. Identificar possíveis inconsistências nos dados enviados pela TAG

O Credenciador deve comparar os dados de Conciliação disponibilizados pela Plataforma TAG com a posição atualizada da sua base de ativos financeiros.

Nossa sugestão de implementação é que separe as inconsistências em:

  1. Ajustes que devem ser feitos enviados à Plataforma TAG:
  1. Ajustes que devem ser feitos no sistema do Credenciador, pois alteram a titularidade e/ou o Domicílio Bancário da Liquidação.

5. Corrigir as inconsistências

O Credenciador deve encaminhar à Plataforma TAG os ajustes das inconsistências identificadas de sua responsabilidade. Cada tipo de inconsistência deve ter um tratamento específico.

Para ajustar dados da UR, deve ser utilizado o serviço Registro e Atualização de Ativos Financeiros, como orientado no artigo de Atualização do Registro de Unidade de Recebíveis.

Como as Antecipações Pré-Contratadas são informadas no Registro de Recebíveis de Arranjo de Pagamento, também deve ser utilizado o serviço de Registro e Atualização de Ativos Financeiros.

Correção na Liquidação

No caso de inconsistências de Liquidação, podemos ter 2 situações:

  1. Liquidação não consta na Plataforma TAG - O Credenciador deverá utilizar o serviço de Informe de Liquidação
  2. Liquidação consta na Plataforma TAG, mas está com dados errados - O Credenciador deverá utilizar o serviço de Informe de Rejeição da Liquidação para estornar a Liquidação atual e depois enviar uma nova com os dados corretos

Correção nos Efeitos de contratos aplicados

No caso de inconsistências de Efeitos de contratos recomendamos a substituição das informações da base interna do Credenciador pelas informações de contratos enviadas na conciliação de Agendas.

6. Avisar a TAG que a Conciliação foi concluída

Após enviar as devidas correções para as inconsistências encontradas, o Credenciador deverá informar a Plataforma TAG, encerrando o processo de Conciliação.

Para informar a conclusão da Conciliação, deve ser utilizado o serviço Confirmação da Conciliação de Agenda. Neste momento o reconciliationStatus é atualizado para "Reconciled".

Atenção: esta etapa deverá ser realizada em até 2 (dois) dias úteis, contados a partir da conclusão da etapa 2.



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