Obrigação de Liquidação

settlementObligation

A Obrigação de Liquidação é a posição financeira atualizada da UR, ela determina o titular e a data prevista de liquidação de cada parte da UR.

Uma UR sempre terá no mínimo uma Obrigação de Liquidação para o titular original e na mesma data de liquidação da UR, como no exemplo abaixo:

2745

Sempre que a UR mudar sua titularidade ou data prevista de liquidação, novas Obrigações de Liquidação são criadas. No exemplo abaixo, podemos ver a UR sendo divida em várias Obrigações de Liquidação, devido a entrada de uma Antecipação Pós-Contratada e de Averbação.

2802

Observe que a soma do valor de todas as Obrigações de Liquidação é igual ao valor da UR.

Campos da Obrigação de Liquidação

A Obrigação de Liquidação é composta por:

Exemplos de situações envolvendo Obrigações de Liquidação

Posição em D0

No dia em que ocorreram as transações no "Lojista", o Credenciador "Adquirente ABC" faz o envio da Unidade de Recebíveis (UR). Neste momento, só há uma Obrigação de Liquidação com o valor total da UR e para o "Lojista".

2052

Clique para ampliar (+)

Posição em D+1

A "Adquirente ABC" antecipa parte da UR. No registro da UR agora teremos duas Obrigações de Liquidação para o "Lojista", sendo:

  • Uma para a liquidação que ocorrerá em D+30
  • Outra com a liquidação realizada em D+1
    Observe que a nova Obrigação de Liquidação já está com o registro de liquidação.
2705

Clique para ampliar (+)

Posição em D+10

O "Lojista" negocia parte desta Unidade de Recebíveis (UR) com um FIDC e um Banco. Com o FIDC é feita uma Alteração de Titularidade e com o Banco é feita uma operação onde parte da UR entra como Garantia (Ônus e Gravames) de um empréstimo.

2706

Clique para ampliar (+)

Posição em D+30

A Liquidação das Obrigações de Liquidação pendentes são feitas e informadas à TAG. São incluídas na UR os dados das liquidações.

2710

Clique para ampliar (+)



Tag Logo